Conectado como:
filler@godaddy.com
Conectado como:
filler@godaddy.com
A concepção de uma construção residencial tem como ponto de partida os requisitos e anseios do cliente e dos usuários da habitação - a família. O processo de entendimento desses parâmetros pelo arquiteto, é de fundamental importância para o sucesso do projeto.
Mas a responsabilidade do arquiteto vai muito além disso abrangendo o impacto da construção sobre o ambiente, a paisagem e a própria sociedade, incluindo a saúde, conforto e bem estar dos futuros moradores e os princípios de sustentabilidade, consumo consciente e responsabilidade social.
As construções corporativas, empresariais ou comerciais, por outro lado, além de atender aos requisitos e anseios do cliente devem estar orientadas às funcionalidades e necessidades organizacionais inerentes ao negócio ou atividade exercida no ambiente arquitetônico.
Dessa forma o aprofundamento do arquiteto no entendimento do espaço a ser concebido é muito mais profundo, abrangendo o perfeito conhecimento da empresa, suas dinâmicas e seus processos de trabalho, considerando ainda as condições de conforto saúde e bem estar dos usuários e colaboradores.
As decisões de projeto devem estar solidamente embasadas em levantamentos de dados e estudos de viabilidade, levando em conta o programa de necessidades, as características do terreno, os parâmetros e restrições legais, o contexto urbano e da vizinhança, identificando suas potencialidades e fragilidades, além dos impactos socioambientais e conceitos de sustentabilidade.
O objetivo é indicar a alternativa mais efetiva, econômica e sustentável, buscando atender aos requisitos e anseios do cliente e ainda promover a qualidade de vida dos moradores e da cidade.
1. Levantamento de dados: Entrevista com o cliente, definição do programa de necessidades (briefing), informações do terreno (documentação, localização, topografia, legislação e restrições legais), tipo de solo, análise ambiental e do entorno.
2. Estudo de viabilidade: Análise dos dados levantados, legislação e programa de projeto, análise econômico-financeira e apresentação do diagnóstico ou proposta arquitetônica.
3. Estudo preliminar: Ideação do partido arquitetônico e das soluções de projeto, concepção estética, e dos métodos construtivos propostos.
1. Anteprojeto: Consolidação do estudo preliminar, aprovado pelo cliente, com a concepção final das dimensões, dos ambientes e da volumetria da edificação.
2. Projeto Legal: Destinado à análise e aprovação do projeto pelos órgãos públicos e obtenção dos alvarás e licenças para a construção.
3. Projeto Executivo: Conjunto de documentos que apresentam de forma técnica e artística todos os elementos necessários à execução da obra como: plantas, detalhes e memoriais.
1. Acompanhamento técnico: Assessoria durante a obra visando esclarecer dúvidas, solucionar problemas relacionados ao projeto, auxiliar na especificação e escolha de materiais e elucidar dúvidas.
2. Fiscalização da obra: Visitas periódicas ao canteiro de obras para verificação do andamento e da qualidade dos serviços executados, dos materiais e técnicas empregados e da conformidade com o projeto.
Copyright © 2020 américo parlato | arquitetura - todos os direitos reservados.